Um bom ambiente para sua atividade física

É notório que atualmente milhares de pessoas no mundo começam a realizar atividades físicas. Estamos chegando num momento em que os gostos e desejos de cada cliente são levados à tona na hora de realizar um projeto para uma academia, que pode ser particular ou em condomínio, ou até para um studio de personal. Para isso, os arquitetos usam os mais variados recursos para atender a este desejo. Uma vertente atual, que foi apresentada na última Ihrsa Fitness Brasil Latin American, é a de se trabalhar nestes ambientes sempre tentando agregar os nossos cinco sentidos. Logo na entrada e em todo o ambiente de atividade física o primeiro sentido já deve surpreender. Neste caso a visão. Os espaços, fachadas, recepções e entradas devem ser um ambiente moderno e agradável. No segundo sentido, a audição, a música deve ser interessante e agradável aos ouvidos do público atendido. No terceiro sentido, o tato, tudo deve estar em perfeita sintonia, ou seja, a decoração e as combinações de cores devem estar adequadas. O quarto sentido, o olfato (muitas lojas e academias hoje em dia já trabalham com este tipo de marketing), o cheiro deve ser agradável e condizente com a atividade física ou ambiente. O paisagismo já faz parte das grandes redes de academias e de ambientes descontraídos para a atividade física levando o cliente a uma sensação maior de relaxamento no ambiente. O último sentido seria o paladar e que neste caso se trabalha a experiência do cliente. Assim que entra até a sua saída do local em que está realizando sua atividade física o cliente deve perceber, mesmo que inconscientemente, todos os sentidos descritos acima. Esta experiência, que passa por tudo, e principalmente pelo atendimento, poderá ser um trunfo para a retenção do cliente.

Além disso, algumas academias já transformam alguns ambientes para a família com brinquedotecas, espaço kids e até salas onde podem ser vistos filmes infantis com o objetivo de aumentar o atendimento e agregar valor ao local. Uma excelente oportunidade, já que enquanto os pais realizam suas atividades físicas os filhos, no mesmo ambiente, se divertem ou realizam atividades físicas.

As cores também representam muito na hora da atividade física. Um guia que muitos arquitetos usam sobre a representação das cores e as emoções que elas geram está sendo muito usado também para as academias e centros de atividade física. Vamos ver o que cada cor significa:

  • amarelo –  otimismo, clareza e cordialidade;
  • laranja – alegre, amigável e divertido;
  • vermelho – entusiasmo, jovem e forte;
  • rosa – criativo, construtivo e prudente;
  • azul – verdadeiro, seguro e forte;
  • verde – sereno, cultura e sadio;
  • cinza – balanceado e calmo.

O interessante é que muitas marcas pelo mundo já usam há tempos estes recursos para poderem atender melhor os clientes e criar um ambiente envolvedor. Marcas como a Apple, Nike, Oral B, entre outras, usam esta ideia.  Com muitos recursos simples e com pouco orçamento, contratando-se um arquiteto de confiança este irá ajudar a criar a melhor proposta para o que desejam. De nada adianta ter um espaço legal, moderno, com recursos e bastante estilo se o lugar não dialoga com quem o frequenta todos os dias.

Publicado em: 25 de junho de 2014

Adicionado em: Colunistas, Rogério Cardoso

Deixe uma resposta