Tendências para 2017

Por Isabela Guevara

Cores que encantam todos os segmentos

As cores atuam diretamente nos sentimentos e no humor das pessoas. Com a tonalidade certa é possível criar ambientes que transmitem sensações únicas. Pensando nisso, a presidente do Comitê Brasileiro de Cores (CBC), Elizabeth Wey, selecionou junto a sua equipe as principais inspirações e tendências de cores para 2017, com tons que variam dos mais neutros aos mais expressivos, apresentados na última edição da Feitintas.

Os pigmentos provocam sensações diferentes quando os vemos, tais como alegria, tristeza, melancolia, intelectualidade. Quando nossos olhos encontram a cor, ela acessa automaticamente uma parte do nosso cérebro relacionada aos sentimentos. Por isso, a cor não está unicamente relacionada as questões estéticas do ambiente, ela lida muito mais com as sensações e com os sentimentos do que com o visual do espaço. Portanto, “é preciso escolher as cores certas para compor os ambientes de casa, por exemplo, de acordo com a personalidade de cada morador.

Para uma pessoa mais calma, certamente o vermelho será muito agressivo para o temperamento dela. Logo, uma pessoa enérgica precisa de cores que a motivem, como um laranja, por exemplo”, relatou a profissional. Como dicas de cores Elizabeth disse que tudo depende muito da personalidade de cada pessoa, porém, cores mais claras tendem a ser mais fáceis de aplicar na decoração. De qualquer forma, disse a profissional, vale lembrar que uma cor clara pode não ser a mais indicada para determinada pessoa ou, por exemplo, para esta pessoa, o indicado seria misturar essa cor clara com objetos de cor mais forte ou mesmo uma cor mais evidente em uma das paredes do ambiente. “Não podemos considerar o branco um tom; o branco é ausência de cor. Então ele é neutro mesmo em relação às sensações”, indicou. Através de perfis de comportamento foram selecionados três grupos de pessoas. Confira abaixo sugestões de produtos que se encaixam em cada tendência.

  • (Foto: Divulgação)
    (Foto: Divulgação)
  • (Foto: Divulgação)
    (Foto: Divulgação)
  • (Foto: Divulgação)
    (Foto: Divulgação)

Publicado em: 10 de fevereiro de 2017

Adicionado em: Design & Decor

Deixe uma resposta