Carne saudável: Bar e lanchonete aposta em linguiças caseiras e vai na contramão da indústria

Por Thainara Cabral

Em meios aos escândalos envolvendo a Operação Carne Fraca da Polícia Federal e a descoberta de ingredientes duvidosos adicionados em embutidos das empresas investigadas, a preocupação com os alimentos levados à mesa foi redobrado.

Paulo Eduardo uniu paixão pela comunicação e gastronomia (Foto: Amanda Vieira/JP)

Paulo Eduardo uniu paixão pela comunicação e gastronomia (Foto: Amanda Vieira/JP)

Piracicabão acompanha linguiça caipira à escolha do cliente, tomate, alface e maionese (Foto: Amanda Vieira/JP)

Piracicabão acompanha linguiça caipira à escolha do cliente, tomate, alface e maionese (Foto: Amanda Vieira/JP)

Para os “carnívoros de plantão” a angústia é ainda maior, pois deixar a carne de fora do cardápio não é uma opção.

Nesse sentindo, é válido buscar alternativas de produtores que caminham na contramão da indústria alimentícia.

Piracicaba ganhou, há cerca de um mês, a lanchonete Maria Linguiça, um estabelecimento especializado em linguiças caseiras produzidas na cidade.

Os diferentes sabores e combinações do embutido permitem a criação de lanches autênticos com propostas inéditas de forma artesanal e saudável.

O jornalista piracicabano Paulo Eduardo, proprietário do estabelecimento, reuniu no local sua paixão pela comunicação e gastronomia, já que alguns pratos ganharam nomes de personalidades que marcaram sua carreira na imprensa local.

Eduardo relatou que estudou ao lado da esposa, profissional na área de comércio exterior, antes de entrar na área e percebeu que os piracicabanos têm um grande apreço pela linguiça, petisco essencial em churrascos e porções.

“Sabemos da preferência por linguiças artesanais, que são mais saborosas e com qualidade. Temos um fornecedor que prepara os sabores exclusivamente para a Maria Linguiça e todos eles são preparados sem conservantes”, afirmou o proprietário.

Junto ao fornecedor, Eduardo criou oito tipos de linguiças que integram as receitas da lanchonete: a caipira pura, caipira com provolene e azeitona, caipira com tomate e rúcula, caipira de frango, maria fogueta (apimentada), fina de lombo e calabresa.

Todas as opções são servidas em lanches e porções, criados pela equipe do estabelecimento.

O cardápio da Maria Linguiça oferece sete tipos de lanches, começando pelo Piracicabão, uma opção que serve três pessoas. Preparado no pão do tipo bengala, ele acompanha uma linguiça caipira à escolha do cliente, tomate, alface e maionese.

O Clemente é uma receita reduzida do Piracicabão, servido em meia bengala.

Seguindo a mesma linha, o lanche Zé da Antena leva uma das linguiças caipiras, queijo, tomate e rúcula.

Para os que têm o paladar mais quente, o Maria Fogueta é servido com a linguiça apimentada e vinagrete.

Em referência ao ambiente interiorano e a alma caipira dos piracicabanos, o lanche Barnabé leva, além da linguiça, ovo caipira frito, tomate, queijo e maionese.

Conforme Paulo Eduardo, o destaque da casa é o Kidburguer, uma receita que agrega a carne de hambúrguer bovino preparado no formato da linguiça tradicional com tomate.

Também há outras duas opções de lanches com carne bovina. Fora os lanches, a lanchonete trouxe para a cidade o Caldo de Jegue. “É uma receita criada pelo Mané Simpatia em 1976, em Birigui.

Uma marca registrada dele que foi vencedora em diversos festivais gastronômicos e em Piracicaba somos nós que fazemos. Boa dica para o outono”, comentou o jornalista.

O caldo é feito com peito de frango desfiado, calabresa, grão de bico, feijão branco,pimentões, cebola e especiarias.

Ele é servido em uma cumbuca individual com torresmos.

Além disso, o estabelecimento ainda serve porções de mandioca frita, batatas, frango a passarinho, e a Marikotas e Maria Linguiça, que são tábuas das linguiças caseiras acompanhadas de fatias de pão, molho de cebola e farofa.

SERVIÇO — Maria Linguiça. Funciona todos os dias, exceto de terça-feira, a partir das 18h. Avenida Manoel Conceição, 1.195, Vila Rezende.

Publicado em: 27 de março de 2017

Adicionado em: Boa Comida

Deixe uma resposta