Mais que o básico: Casas de espeto inovam ao oferecer opções para todos os gostos

351

Por Thainara Cabral

O espetinho sempre foi a grande atração dos churrascos por ser uma forma prática de se deliciar com as carnes assadas na brasa.

O básico e tradicional, feito com carne bovina, deu lugar aos espeto mais elaborados, preparados por estabelecimentos que entenderam a vontade dos churrasqueiros de plantão: consumir os espetinhos em outras ocasiões, não somente nos churrascos. Dois estabelecimentos atendem a essa demanda em Piracicaba, o Primo Luiz Espeto Bar e o Espetto Carioca.

Especializados em espetos, os restaurantes oferecem um leque de diferentes espetinhos, dos simples aos mais requintados, atendendo também ao público vegetariano e aos que não dispensam a sobremesa. Juntas, as espetarias somam mais de 120 opções.

Há quase cinco anos na cidade, o Primo Luiz Espeto Bar começou com 45 tipos de espeto e, atualmente, o cardápio abrange mais de 70 variações da receita. Conforme o proprietário André Luis Câmara Quast, o propósito da casa é oferecer o maior número de opções para que o cliente possa satisfazer sua vontade, já que o espetinho é um prato individual.

“Somos uma casa especializada em espetinhos, não servimos outras porções porque entendemos que grupos não são obrigados a comer uma coisa só ou compartilhar pratos. Se uma pessoas está com vontade de comer carne, mas o acompanhante é vegetariano, cada um pode escolher a opção que lhe agrada”, contou Quast.

O cardápio do Primo Luiz é divido em categorias, sendo que a primeira é a de espetos simples, ou seja, os tradicionais de carne bovina, kafta, coração, frango, pão de alho e salsicha.

A diferenciação inicia com a primeira sessão de especiais, que inclui o de de picanha, camarão, medalhão de batata com requeijão, sushi de salmão, costelinha suína e linguiças artesanais.

A segunda sessão de especiais engloba o espeto de atum, picanha, nobre, cordeiro e o Escondidinho de Carne Seca (bolinho de mandioca, recheado com carne seca, queijo e catupiry).

A casa também tem a linha steak premium, onde os espetos são feitos com carne Angus de 300 e 650 gramas. Para os que optam por não consumir carnes, o Primo Luiz oferece duas categorias de vegetarianos, que somam 16 tipos, com destaque nos espetinhos de berinjela recheada com mussarela e molho agridoce, alcachofra, shimeji, e shitake com gorgonzola.

Já o cardápio de doces inova com os espetos de Petit Gateou, Pudim de Leite Condensado, e brigadeiro com leite ninho, acompanhado de Nutella. A unidade da rede Espetto Carioca em Piracicaba inaugurou em outubro de 2016 e serve com criatividade os petiscos mais tradicionais e populares das ruas cariocas.

Conforme o sócio proprietário do estabelecimento local, Alex Faustino, são mais de 50 sabores que variam entre tradicionais, premium e exóticos, passando por sabores vegetarianos, doces e fritos. Passando pelos 19 tipos tradicionais, o diferencial da casa são os espetinhos fritos, destacando o bolinho de bacalhau, Brasileirinho (bolinho de feijoada recheado com couve e linguiça, acompanhado de geleia de pimenta) e o Gurjão de Peixe (pintado à milanesa com molho tártaro).

Dentro da linha exótica, estão os espetos de javali, cordeiro, avestruz, salmão e pintado. Segundo o proprietário, os exóticos são sazonais, pois a disponibilidade da carne de alguns depende da liberação do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Nos doces, o destaque da casa é o espeto de churros de doce de leite.

O Espetto Carioca também conta com tábuas que incluem seis tipos de espetos à escolha do cliente. De acordo com Faustino, o público piracicabano preza pelos espetinhos tradicionais, mas não abre mão de experimentar as novidades. “É difícil achar algum espeto que não tem boa aceitação, todos saem bem”, comentou o dono.

SERVIÇO — Primo Luiz Espeto Bar (rua Alferes José Caetano, 1170, Centro). De segunda a sábado, das 18h às 0h. Informações: (19) 3377-8830. Espetto Carioca (rua do Rosário, 1056, Centro). Todos os dias, a partir das 17h. Informações: (19) 3371-1558.

  • Abobrinha também faz parte do cardápio do Espetto Carioca (Foto: Amanda Vieira/JP)
    348
    Abobrinha também faz parte do cardápio do Espetto Carioca (Foto: Amanda Vieira/JP)
  • Espetto Carioca serve opção de babatinha com bacon (Foto: Amanda Vieira/JP)
    350
    Espetto Carioca serve opção de babatinha com bacon (Foto: Amanda Vieira/JP)
  • Sobremesas como sorvete também são
servidas em espetos no Primo Luiz (Foto: Amanda Vieira/JP)
    349
    Sobremesas como sorvete também são
    servidas em espetos no Primo Luiz (Foto: Amanda Vieira/JP)
  • Carne Angus é uma das
opções do Primo Luiz (Foto: Amanda Vieira/JP)
    347
    Carne Angus é uma das
    opções do Primo Luiz (Foto: Amanda Vieira/JP)
  • Cardápio no Primo Luiz
inclui a berinjela em espeto (Foto: Amanda Vieira/JP)
    346
    Cardápio no Primo Luiz
    inclui a berinjela em espeto (Foto: Amanda Vieira/JP)

Publicado em: 9 de maio de 2017

Adicionado em: Boa Comida

Deixe uma resposta