Queridinho das lanchonetes! Hambúrguer teve seu dia celebrado no último domingo

Por Thainara Cabral

Este domingo, 28 de maio, não pode passar batido pelos apreciadores de lanches, já que celebra o protagonista da receita dos famosos fast foods.

Black Burger venceu o 10º Festival Gastronômico de Piracicaba na categoria Comida de Boteco e Sanduíche (Foto: Amanda Vieira/JP)

Black Burger venceu o 10º Festival Gastronômico de
Piracicaba na categoria Comida de Boteco e Sanduíche (Foto: Amanda Vieira/JP)

Enorme, o lanche Carnívoro desafia os clientes da Classic Burgers (Foto: Amanda Vieira/JP)

Enorme, o lanche
Carnívoro desafia
os clientes da Classic Burgers (Foto: Amanda Vieira/JP)

Estamos falando do Dia Mundial do Hambúrguer, data propícia para conhecer as novidades de um dos pratos mais amados e consumidos mundialmente, o qual pode ser encontrado de várias maneiras, desde simples com pão, carne e queijo, aos mais elaborados, e até inusitados.

O desafio atual das hamburguerias é, justamente, apresentar novidades, pois as pessoas estão ficando com o paladar mais exigente.

Mas, mesmo que novos sabores sejam agregados à receita tradicional, a procura pelo hambúrguer perfeito em todos os aspectos é a que predomina. Apesar dos hambúrgueres ganharem popularidade com os fast foods, o modo artesanal de preparo voltou à tona com a onda das casas especializadas no prato, incluindo os food trucks.

O Caipira — Gastronomia na Rua surgiu em meio a esses movimentos, justamente, porque um dos proprietários, Rafael Costa, participou em 2013 do Cozinheiros em Ação, do canal GNT, um dos primeiros reality shows de culinária da TV brasileira.

“Na época o termo food truck estava despontando. Sempre gostei muito de hambúrguer e resolvi trazer isso para a rua com uma coisa bem a nossa cara, com algo que matasse a fome e fugisse daqueles lanches ‘tudão’. Queríamos algo um pouco mais caprichado, feito com carinho, e não com muitos ingredientes”, contou Costa.

Segundo ele, o diferencial do Caipira é a valorização do sabor de cada ingrediente.

“A maioria do cardápio tem, no máximo, quatro ingredientes. A ideia é valorizar cada item que está lá, que foi pensando e escolhido com cuidado. Aplicamos técnicas no preparo para diferenciar o ingrediente e, assim, inseri- lo em diversos lanches, como é o caso da cebola roxa, que vai crua em um e caramelizada no outro. Respeitamos os tradicionais lanches grandes, populares no aqui no interior, mas curtimos o lance de concentrar os sabores”, comentou o proprietário.

O cardápio do Caipira é composto por hambúrgueres bovinos, de linguiça, de frango e a opção vegetariana. Costa relatou que 95% das vendas se concentra nos hambúrgueres bovinos, mas há também a linguiça, presente no Linguiça Burger, um dos carros-chefe do local.

Capela Burguer leva cebola crispy e homenageia a Capela Monte Alegre (Foto: Amanda Vieira/JP)

Capela Burguer leva cebola crispy
e homenageia a Capela Monte Alegre (Foto: Amanda Vieira/JP)

Os lanches variam dos mais tradicionais, como o Caipi Burguer, que faz a vez do X-Salada, com a carne, alface e tomate e queijo meia cura levemente tostado.

O Especial Burguer se diferencia pela cebola caramelizada e rúcula. Para os mais famintos, o Baconator leva dois hambúrgueres de 180 gramas cada, mais o queijo e bacon.

O estabelecimento também celebra a cidade com o Capela Burguer, lanche com cebola crispy, que homenageia a Capela Monte Alegre, além de saudar aos “caipiracicabanos” com o Mir d’bão, preparado com hambúrguer, ovo caipira, cebola roxa, queijo, bacon e alface. Para os vegetarianos, o Caipira traz uma nova proposta e apresenta um shitake generoso, com o diâmetro de um hambúrguer, recheado com queijo.

“Ele é trazido de uma produtora orgânica de São Pedro e preparamos ele puxado na frigideira, separado da chapa de carne. Também vai um temperinho secreto”, disse Costa.

Mais um estabelecimento que inovou, trazendo hambúrgueres artesanais no cardápio, foi a Classic Burgers & Co.

Segundo o proprietário, João Paulo Orlandini do Prado, a casa adota o modelo das hamburguerias de Nova York.

“Adaptamos o processo americano para o estilo do brasileiro, mais especificamente do piracicabano. Essa onda de hamburguerias é ótima porque é a cidade que ganha, pessoas da região viajam para visitar a gastronomia daqui”, contou Prado.

Para ele, a essência do hambúrguer gourmet está nos materiais diferenciados e na carne de melhor qualidade.

Há três anos na cidade, a Classic foi vencedora no 10º Festival Gastronômico de Piracicaba, organizado pelo Jornal de Piracicaba e Revista Arraso, na categoria Comida de Boteco e Sanduíche, com o Black Burger, que inova ao apresentar o pão preto.

Além do prato inusitado que atraiu clientes curiosos, os carros feches do da hamburgueria são o Burguesilia e o Carnívoro.

SERVIÇO – Caipira – Gastronomia na Rua (avenida Independência, 3290, Alemães). De quarta a domingo, das 19h30 às 23h. Classic Burgers & Co. (avenida Torquato da Silva Leitão, 505, São Dimas). De terça a domingo, das 11h às 23h45. Informações: (19) 3927-0990.

Publicado em: 29 de maio de 2017

Adicionado em: Boa Comida

Deixe uma resposta